Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me

Palavra do Aluno


Música do mundo não! Televisão sim! Pôr Que?


Por Patrick da Silva Dias, Aluno curso teologia.
Músico e Superintendente de Escola Bíblica Dominical da Igreja de Deus em Cristo Templo Jeruel - Sede do 8º distrito da 1ª Região Eclesiástica da Jurisdição do Brasil


O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.”
(Mateus 15: 11; 17-18)


Meu intuito nesta dissertação é lhe mostrar – e como em toda boa dissertação lhe convencer – a respeito desse tema tão polêmico.
A música tem uma função muito importante na mente humana que é a de envolvê-la, por isso ela é tão utilizada, em quase tudo na vida. Um bom comercial, por exemplo, é aquele que tem uma música que consegue com que todos cantem, ou pelo menos uma melodia que todos lembrem, por mais “ridícula” que esta seja. A música tem a capacidade de levar quem a ouve a cantar. Com certeza você já se pegou cantando ou tamborilando os dedos diante de um pagode, ou “batendo o Pezinho” diante de uma música qualquer. E essa é uma das características das músicas – ou dos ritmos de um modo geral - ela tem esse poder de levar quem ouve – mesmo que sem querer – a “cair em seu encanto”.
Apesar de possuir os mesmos “encantos” da música o ritmo e sua função são mais irrelevantes, desde que seja este somente. O problema que ocorre com a música, principalmente quando tratamos das músicas do “mundo”, é a sua letra, e como abordamos acima, a música tem o “poder” de levar que a ouve a também cantá-la. E ai começamos a entender que:
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem (Mateus 15:11).
O problema não está no cantar uma música e sim naquilo que estamos profetizando pra nossas vidas e para a vida dos outros:
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. (Lucas 6:45)
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Mateus 12:34)
Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo, mas no seu coração arma-lhe ciladas. (Jeremias 9: 8)
Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade. (I reis 17:24)
Quando estamos cantando, não percebemos, mas, no mundo espiritual estão havendo mudanças e as nossas palavras que definem estas mudanças e trazem a existência aquilo que ainda não existe.
Porque a tua boca declara a tua iniqüidade;
A tua boca te condena, e não eu, e os teus lábios testificamos contra ti. (Jó 15; 5 a e 15:6)
Quando profetizamos, ou apenas cantamos – o que é profetizar só que indiretamente – estamos adiantando que vai acontecer:
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55:11)
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos não convêm que isto se faça assim (Tiago 3: 10)
Algo que também devemos ter muito cuidado, são com as músicas em outro idioma, PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO DOMINADOS ESTE IDIOMA, porque além de estarmos profetizando não sabemos o que estamos profetizando – aí o Diabo “faz a Festa” – e nisso eu muitos estão sendo destruídos. Lembre-se o Diabo perdeu a Beleza e formosura (Ez. 28), mas não perdeu a astúcia e a sagacidade – você não conhece o outro idioma, mas o diabo conhece – talvez essa seja a explicação do por que o seu filho está como está, ou o porquê a sua vida ou família está como está. “Sejamos, nós, prudentes em nosso falar
Quando o seu filho fica, por exemplo, cantando “bum, bum, com é bom ser lé lé ”você acha o Diabo perderia a oportunidade de trabalhar e maquinar em cima disso e tentar destruir a vida do seu filho. A palavra que sai de nossa boca tem um poder muito grande e por isso a música é uma das áreas que o Diabo mais investe.
Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. (Lucas 11:54.)
Logo Jó em vão abre a sua boca, e sem ciência multiplica palavras. (Jó 35:16)
Eis que eles dão gritos com as suas bocas; espadas estão nos seus lábios, porque, dizem eles: Quem ouve?
Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam. (Salmos 59:7; 12)
Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. (Salmos 5:9)
Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa. (Provérbios 12:14)
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. (Provérbios 13: 3)
O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. (Provérbios 21:23)
Nas nossas bocas devem está sempre a palavra do Senhor, pois está sim é boa e fiel e sempre nos traz benção:
O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. (Prov. 15: 28)
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:8)
O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. (II Samuel 23:2)
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoarão o teu louvor. (Salmos 51:15)
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. (Provérbios 2:6)
A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade. ( Salmos 10:7)
Nós, como crentes em Jesus, devemos observar sempre o que estamos proferindo, seja direta ou indiretamente. Devemos orar e vigiar, seja o que nós falamos, ou em outros casos cantamos, ou o que deixamos nossas crianças falar, ou proferir. Ao contrário do que muitos pensam o mundo espiritual existe. Então devemos vigiar.
Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; (Lucas 19:22)
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Efésios 4:29)
Você pode estar se perguntando, mas uma música que fala de amor,por exemplo, também pode trazer maldição? Uma música que não tenha palavras torpes ou coisas parecidas também não pode ser aproveitada para algo?
Não há como agradar a dois Senhores:
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Lucas 16:13)
Agora, portanto, analisaremos a televisão, que não é santa, mas sendo bem utilizada pode sim ser proveitosa.
Ainda não compreendeis que tudo o que entra... Desce para o ventre, e é lançado fora? (Mateus 15:17 )
Você já viu alguém ver um programa na televisão e sair repetindo tudo o que aconteceu? Uma das qualidades da televisão é isso. Ela trabalha com varias coisas diferentes ao mesmo tempo e assim fica quase impossível que se repita. Não estou apoiando as pessoas que ficam “dias” na frente de uma televisão, pois isso chega a ser até pior que as músicas, mas estou dizendo que sendo bem administrada ela pode ser útil.
Existem hoje programas evangélicos, na televisão, que podem edificar a sua vida e a sua família. Um bom filme, uma boa série, um noticiário, podem ser proveitosos para todos. A televisão é um meio de comunicação – a nosso ver o mais importante, mais acessível e mais rápido – que pode nos auxiliar.
Como tudo na vida – exceto Deus – tem seus defeitos, tem coisas que não prestam para nada, com certeza. Mas não vemos – Biblicamente falando – empecilhos ou respaldo bíblico para que ela seja tão condenada.
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. ( Malaquias 2: 7)
Precisamos selecionar aquilo que vemos: “Não use a vossa liberdade como pretexto para malícia”. Saiba escolher o que entra na sua casa – o que te faz pecar, o que te afasta de Deus, o que te leva a pensar imundices, NÃO deve entrar em sua casa – para que você e sua família possam ser abençoados por Deus e Possam abençoar outras vidas.
Em todo tempo estamos sendo vigiados por uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12:1). Mesmo sendo lícita devemos tomar cuidado com a televisão. Nossa casa não é uma lixeira para que possa entrar qualquer coisa. Devemos ter o cuidado e a orientação de Deus para que possamos sempre escolher algo que nos seja proveitoso e que não vá de encontro aos princípios de Deus – pois Ele não abre mão destes princípios.
Ponderando-se, então, os fatos, pois contra esses não há argumento, a televisão é, desde que usada com sabedoria, absolutamente proveitosa, e a música mundana – ou a letra da mesma – não deve estar em nossas bocas.
Espero que, em Deus, você consiga compreender esse assunto e parar de uma vez por todas a atuação do diabo na sua vida, pois:
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (João 8:32)
Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.( Salmos 32:9)


Fontes de Auxilio Bibliográfico - Bíblia por João Ferreira de Almeida - Revista e Corrigida Fiel 1994


Patrick da Silva Dias
Ob. Patrick da Silva Dias
Músico (Tecladista) da Igreja de Deus em Cristo – Templo Jeruel
Superintendente de Escola Bíblica Dominical da Igreja de Deus em Cristo - Templo Jeruel
Leia Mais ►

Biografia de Jesus

Principais pontos :

Profecias messiânicas. Do tronco de Jessé brotará um rebento e das suas raízes um renovo frutificará ... Isaias 11:1-9

Quem deu crédito á nossa pregação, e a quem se manisfestou o braço do Senhor ?... Isaias:53:1-12

Deus meu,Deus meu ,por que me desamparaste ? por que estás tão longe de me salvar,tão longe das palavras do meu gemido ?... Salmos :22:1-19

Mas tu,Belém efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele há de reinar em Israel,e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade....Miquéias:5:2-5

Títulos Cristológicos :

No princípio era o verbo , e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus...João:1:1-14

Natanael respondeu ,e disse–lhe:Rabi ,tu és o filho de Deus ,tu és o Rei d`Israel .S.João :1/49

Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem;e todas as tribos da terra se lamentarão, verão o filho do homem,vindo sobre as nuvens do céu , com poder e grande gloria: Mateus:24/30

Eu sou a rosa de sarom,o lírio dos vales .Cantares de Salomão :2/1

Desenvolvimento.

.A família de Jesus;e composta da Mãe:Maria,Pai:José e mais 4, irmãos homens fora as mulheres .os quais mais conhecidos são:Judas o escritor: da epístola, e Tiago escritor: da epistola e bispo de Jerusalém. As mulheres a Bíblia não relata .S.Mateus:13/55,Marcos:6/3

4/ nomes de pessoas de sua genealogia

Abraão gerou a Isaque;Isaque gerou a Jacó;e Jacó gerou a Judas e os seus irmãos; e Judas gerou deTamar a Farés e a á Zare farés gerou Esrom;e Esrom gerou a Arão; e Arão gerou

Aminadabe; eAminadabe gerou a Naasom;e Naasom gerou a Salmom; e Salmom gerou

Racabe a Booz ; e Booz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé ; Jessé gerou ao Rei

Davi.

Modo de vida da família :

Em primeiro lugar, temos de considerar que José e Maria levaram uma vida humilde e na obscuridade vezes ,tem-se exagerado a pobreza da família humana de Jesus ,confundido-a com a miséria e a indigência .Mais tarde ,quando Jesus viveu sua fatigosa vida de Missionário,depois de ter deixado tudo para propagar a boa nova por toda a palestina ,o filho do Homem disse que não tinha nada ,nem uma pedra onde pudesse reclinar a cabeça

(Mateus 8.20;Lucas 9.58).Paulo dirá de Jesus :porque já sabeis a graças de nosso Senhor Jesus Cristo,que ,sendo rico,por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis. (2 corintios :8.9)

Viagens que a família fez: Ele ,tinha uma família como qualquer uma em comum.

.Ora,todos os anos ,iam seus pais a Jerusalém,á festa da páscoa....(Lucas:2:39-52).

.E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.(João:2/2)

.Depois disto desceu a capemaum,ele ,e sua mãe, e seus irmãos,e seus discípulos,e ficaram ali não muitos dias.(João:2:12).

.A vida pessoal de Jesus .: A vida de Jesus foi fazer a vontade de Deus por isso eu a credito que ele teve a vida ,só falando a palavra de Deus ,a cura e vários milagres.

Relacionamento com os pais e amigos.: Eu creio que na infância ele precisava esta com Maria,e José e quando aduto ele tinha amigos como hoje em dia assim eu acredito.

Eu acredito que Maria foi uma excelente Mãe mais .a bíblia não rela tanto fatos .acredito que ,Jesus foi educado pela Mãe eu creio que ele foi um excelente filho .

Ainda que era filho,aprendeu a obediência,por aquilo que temia.(Hebreus :5/8)

..A vida social de Jesus:

.Jesus ,tinha uma vida nada estável muitas vezes ele estava em festa .e a lá ,também realizava milagres , para Jesus até no sábado ele realizou milagres ,quando ele entrou na casa de um fariseu muito importante ,e ali ele corou um enfermo (.Lucas:14:1-5 ).

.Ministério de Jesus: Começa a partir de um milagre nas bodas de Cana ,ele transformou água em vinho. (João :2:1-11) .teve sua continuação em ressurreição o filho único de uma viúva quando o levavam para ser sepultado .(Lucas:7:11-16).

Expulsão de demônios: Homem de espírito imundo (.Marcos:1:23-26).

Curas: A cura de um cego de nascença .(João :9:1-41).

Suprimento : Um peixe dá o dinheiro para o imposto.(Mateus:17:24-27).

Julgamento: Seca-se a figueira.(Mateus:21:18-21).

Livramento: O vento e o mar obedecem à sua palavra .(Mateus:8:23-27).

Estes são alguns dos milagres de Jesus . Na bíblia ela relata vários milagres do seu ministério .na terra

Convocação dos discípulos : Jesus querendo dar a este ato toda a solenidade que ele merecia subiu uma tarde ao monte ,com um número considerável de discípulos,e juntos passaram a noite naquele lugar :Mas ,enquanto o discípulo se entregava ao sono ,Jesus dedicou aquele tempo a uma fervorosa oração: (Lucas :6:12-13). Jesus passou a noite em oração , falando com o pai celestial .certamente pergunto-lhe se estava de acordo com a escolha que faria e pediu-lhe graça para aqueles a confiaria uma responsabilidade tão imensa e tão sublime aquela foi uma súplica mais séria que o filho de Deus fez durante a sua vida pública em seguida chamou os discípulos que havia levado consigo .perante as assembléias tão respeitáveis ,que para nós representa o inicio da Igreja cristã .

.Ensinos:Jesus ensinava seus discípulos calmamente com instruções celestial vindo de Deus a cada corações ,Jesus disse :O meu ensino não e meu ,ele vem daquele que me enviou.(João :7:14-19).

.Parábolas: são metáforas baseadas na vida, cotidiana utilizada para ilustra fatos espirituais e ou do reino de Deus .Ex: A parábola das dez virgens .(Mateus:25:1-13).

.Os feitos em que Jesus se confirmou com Deus : Milagres não operados diretamente por Jesus ,mas destinados a comprovar sua divindade

EX: Uma estrela guia os magos a Belém. (Mateus :2:1-9).

Sinais por ocasião de seu batismo.(Mateus:3:16-17).

Sinais na sua transfiguração .(Mateus:17:1-14).

Resposta à sua oração .(João:12:28-30).

Sinais por ocasião de sua morte .(Mateus:27:45-53).

Sinais por ocasião de sua ressurreição.(Mateus:28:2).

Sinais por ocasião de ascensão.(Lucas:24:50-51).(Atos:1:6-12).(Mateus:16:19).

.Prisão: O drama do salvador começou com uma dolorosa agonia,porque somente a agonia da cruz pode ser comparada à do Getsêmani.depois de sua admirável oração .(Mateus:26:36)... Agoniado pelo terror ,Jesus retornou ao lugar em que os três privilegiados apóstolos ,a fim de buscar algum consolo na amizade .Mas esse afeto também lhe faltaria,porque encontrou os discípulos dormindo.(Mateus:14:37)

.Jesus é preso ainda estava falando com seus discípulos,quando Judas se apresentou,seguido de numerosa multidão ,guiada por ele ,com ordem do sinédrio para o prender. Os quatros evangelistas contam detalhamento da dramática cena de prisão (Mateus:26:47-56;Marcos:14:43-52;Lucas:22:47-53;João:18:2-11).

.Julgamento: Todos os evangelistas dão grande importância ao processo de nosso Senhor Jesus Cristo ,cujos detalhes descrevem dramaticamente primeiro a fase religiosa, pelo Sinédrio judeu,presidida por Caifás;depois a do pretório ,presidia por Pilatos,procurador romano. Esse duplo processo destaca as duas características do caráter Messiânico do Salvador .Jesus perante pilatos e perante Herodes , Não se havia pecado algum ,nem mal algum havia feito mais a multidão queria que soltasse a barrabás e assim foi feito para que cúmplice a profecia .(Lucas:23:1-25).

.Morte: Depois da condenação ,Jesus recebeu outra veste e a sua veste. Isso fazia parte de execução em que o condenado deve comparecer com suas próprias ao lugar do suplício. A morte na cruz era a mais dolorosa e a mais ignominioso devido ás suas circunstância .Sem que fosse ofendido qualquer órgão principal do corpo do sentenciado ,ele devia morrer simplesmente de dor e sufocação .sem defesa alguma exposto ao ludibrio e às lancinantes dores ,o crucificado não conseguia quieto ,embora qualquer movimento ocasionasse novos tormentos. Como havia sido açoitado antes de ser erguida na ,a vítima sentia intensa sede,em conseqüência da perda de sangue. Na sua cabeça colocaram uma coroa de espinhos . no momento em que o cortejo saia pela porta da cidade mais próxima ao local. escolhido para a execução,entrava um judeu chamado Simão,que voltava do campo quando o soldados viram Simão,obrigaram-no a levar a cruz.(Marcos:15:21).com Jesus ,foram crucificados dois ladrões ,um em cada lado. pilatos escreveu também um titulo,e pô-lo em cima;e nele estava escrito:JESUS NAZARENO ,REI DOS JUDEUS .Maria sofreu tanto com a morte do seu filho. dor tremenda esta mulher teve .meu Jesus sabendo que já estava no fim teve sede lhe deram vinagre o como meu Senhor sofreu tanta dor por mim. mas contudo um soldado o furor com uma lança,e logo saiu sangue e água .os ossos não foram quebrado como os ladrões . para assim cumprisse a escrituras.(João:19:1-37).

.Ressurreição de Jesus: Nosso Cristo ressuscitou ao terceiro dia havia soldados . aguada a o revezamento das tropas quando a terra começou a tremer .Um ser sobrenatural,um anjo desceu do céu, aproximou-se e rolou a pedra da frente do sepuclo. O semblante do mensageiro celestial brilhava como um raio ,e as suas vestes resplandeciam como a neve e os guardas aterrorizaram-se e,a tremer,perderam o controle de si mesmo. (Mateus 28:2-4). E, passando Sábado ,Maria Madalena, Salomé e Maria, Mãe de Tiago, compraram aroma s para ungi-lo .E no primeiro dia da semana .foram ao sepuclo de manhã cedo,ao nascer do sol , e diziam umas ás outras :Quem removerá a pedra da porta do sepulcro? E olhando, viram que já a pedra estava removida;e era ela muito grande . e , entrando no sepuclo ,viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa e branca; e ficaram espantadas. Porém ele disse-lhes:não vos assusteis;buscai a Jesus, o Nazareno que foi crucificado; já ressuscitou,não esta aqui ;eis aqui o lugar onde o puseram. (Marcos:16:1-8).

.Ultimas instruções de Jesus aos discípulos antes de voltar ao céu:.

.Durante três anos eles viveram juntos,curaram os doentes , ajudaram os carentes ,aprenderam, ensinaram, enfrentaram tempestade e muitas outras coisas .Naquela noite o mestre a visou aos seus discípulos que havia chegado a hora de termina a sua missão,que era morrer por os pecadores .Mais Deus enviou alguém para substituí-lo aqui na terra ,Deus mandaria o Espírito santo que moraria nos corações deles . Jesus disse o quanto amava e que eles ,e que eles amasse uns aos outros .e que as pessoas pudessem reconhecer que eram seguidores dos ensinos dele .Jesus também avisou que por ser seus discípulos sofreriam muito,mais o espírito santo .ajudaria a passar por tudo, até a consumação do século.

A igreja cristã possui ordenanças, vamos falar sobre algumas das principais. Ordenança é uma ordem, Jesus nos deixou ordens a serem seguidas, estas ordens devem ser cumpridas pela igreja.

Uma igreja que não cumpre as ordenanças de Cristo, não pode ser considerada igreja evangélica; abaixo vamos dar alguns exemplos de ordenanças de Cristo.

A Santa Ceia

A santa ceia ao contrario do que muitos pensam, não é uma cerimônia morta, mas sim um memorial (Lc. 22: 19), Jesus se faz presente na ceia, não só simbolicamente representado pelo pão e pelo vinho, mas em espírito (Mt. 28: 20).

A santa ceia é de fato uma das principais ordenanças, para não dizer a principal, quando participamos dela, reafirmamos a nossa aliança com Deus, estamos em comunhão com os irmãos, alimentamos o nosso espírito e sentimos a presença do Senhor.

Não é difícil ouvir relatos de pessoas que foram curadas de enfermidades na santa ceia, como também de pessoas que foram batizadas no Espírito Santo nela.

Esta cerimônia é muito espiritual, é um momento de comunhão plena, por este motivo, geralmente só participa da santa ceia, o membro da igreja que estiver em plena comunhão com a sã doutrina, se faz assim dês dos tempos da igreja primitiva (1. Co. 11: 23-34).

O Batismo nas Águas

O batismo nas águas também é uma ordenança (Mt. 28: 19), o próprio Jesus quis ser batizado (Mc. 1: 9-13), claro que para nos dar exemplo uma vez que não possuía pecados.

O batismo nas águas era largamente realizado pela igreja primitiva (At. 3: 41; 8: 12, 38; 9: 17, 18; 22: 16; 10: 47; 16: 15, 33; 19: 5).

O batismo nas águas sempre fez parte da vida da igreja (Hb. 6: 2), hoje existe um movimento modernista que busca afirmar que, não é mais necessário o batismo nas águas, mas essa afirmação fere a sã doutrina, a doutrina do batismo nas águas continua válida, pois uma ordenança de Deus, não pode ser revogada pelos homens.

O Evangelismo e o Discipulado

O ato de evangelizar e discipular é uma ordenança de Jesus e não uma opção da igreja (Mt. 28: 19, 20). Cumprir esta ordenança é tão sagrado como ser batizado ou tomar santa ceia, mas infelizmente, a igreja moderna tem deixado esta ordenança de lado.

Existem igrejas que evangelizam precariamente e não discipulam, se nós observarmos a ordenança de Jesus que esta na passagem acima citada, veremos que esta está dividida em três partes: 1ª. Fazer discípulos, ou seja, converter almas a Cristo através da pregação do evangelho; 2ª. Batizar em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, para afirmar a aliança com Cristo; 3ª. Ensinar a guardar o que ele ensinou, ou seja, discipular.

Talvez você tenha ficado chocado, mas não discipular é tão grave como não tomar ceia, ou não aceitar o batismo.

O evangelismo e o discipulado, estão intimamente relacionados com o propósito da igreja na terra; uma igreja que não cumpre esta ordenança, não tem cumprido o seu papel de igreja de Deus.

O Lava-Pés

Esta prática geralmente, só é realizada em igrejas evangélicas muito antigas, infelizmente o lava-pés é mal visto por muitas igrejas, pois lembra uma cerimônia católica, em que o Papa lava os pés de um seleto grupo de oficiais da igreja romana; mas o lava-pés era uma prática fundamental na igreja primitiva.

Jesus introduziu esta prática na igreja para cultivar a humildade (Jo. 13: 14, 15), quando você lê esta passagem, vê que não se trata de uma prática utilizada para tirar a poeira dos pés simplesmente, como alegam alguns, mas se trata de uma ordenança.

O lava-pés era ponto de honra na igreja primitiva, um sinal de humildade e santidade (1. Tm. 5: 10); será que falta santidade e humildade na igreja moderna?

O lava-pés é baseado na humildade (Lc. 7: 36-50); a bíblia nos manda considerar cada irmão superior a nós (Rm. 12: 10; Fp. 2: 3), cultivar a humildade é uma prática cristã.

Se a sua igreja não pratica o lava-pés, não fique preocupado, busque praticar a humildade no seu dia a dia, pois assim você vai agradar a Deus.

Missionária Rosangela Cunha, vice-presidente.

Leia Mais ►

Seguidores

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios