Animismo
O Animismo deriva da palavra latina anima, que significa alma; esta religião atribui espírito a objetos inanimados, crêem também, que o espírito do homem pode voltar em um animal, e que os animais têm espírito, admitem que existe vida pós-morte, dizem que muitas vezes os espíritos ficam rondando os antigos locais de suas habitações.
O animismo é uma religião ancestral, mas não mais antiga que a crença no Deus verdadeiro.
O conceito do Ser Supremo dos animistas é de um ser criador, mas que esta distante não se relacionando com a criação pessoalmente, senão pela manifestação da natureza.
A despeito do Deus Verdadeiro e o apresentado pelos animistas, este é impessoal, ao passo que nosso Deus é pessoal e presente.
O animismo nos dias modernos tem se fundido com o cristianismo, infelizmente o aumento da tolerância tem permitido sincretismos na igreja, mas no geral, adicionar crenças animistas ao cristianismo, faz com que a crença no Filho de Deus, seja praticamente impossível, pois o animista, não crê em um Deus pessoal.
Como o animismo é uma crença muito rude, com uma cultura oral, e é relacionada em sua maioria com povos subdesenvolvidos, a melhor forma de evangelismo, talvez seja por meio da educação! O animista não é radical e violento, a aproximação é fácil, sendo assim, trazer cultura tanto secular como religiosa a estes povos terá bom resultado, de uma maneira produtiva e sutilPr Adriano Cunha