Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me

Palavra Teológica













Literatura Patrística

A patrística ou patrologia, é o estudo das doutrinas elaboradas pelos pais da igreja, estes teólogos firmaram os alicerces da igreja cristã hodierna, embora a mesma tenha se afastado em muito de suas diretrizes. 
A patrística se divide em: Os pais apostólicos; os polemistas; os pais dogmáticos; os apologistas da fé cristã.
Podemos citar Clemente de Roma, este pai apostólico foi o autor da epístola de Clemente aos coríntios, este tratado, é conhecido como a primeira obra produzida após o novo testamento.
Esta carta foi tão importante, que chegou a ser considerada parte do canôn sagrado no Egito e na Síria; porem, nesta carta aparentemente há indícios de acréscimo, pois no seu texto, se entende a instituição Papal; Clemente no que parece, estava apenas pedindo em nome de Roma, não que esta fosse sobre as demais.
Infelizmente, muitos documentos foram adulterados, para favorecer a Roma, mas apesar disso, esta epístola tem grande valor histórico, e seu conteúdo, Lembra muito o estilo paulino.  
Também podemos citar a Inácio, ele foi o Bispo de Antioquia, era sírio e convicto defensor da fé cristã, por seu posicionamento foi martirizado, jogado as feras, por parte do Imperador Trajano.
Inácio escreveu 7 importantes cartas, a que destaquei foi a : Carta de Santo Inácio de Antioquia a Policarpo. A preocupação com o jovem Pastor Policarpo me tocou, ele lhe deu conselhos e lhe confirmou a doutrina.
 Esta literatura é de suma importância para igreja de hoje, vemos que a preocupação dos dias de hoje, não é a sã doutrina, mas o enriquecimento dos seus líderes. Se todos os pastores compreendessem o valor a sã doutrina, Jesus há haveria voltado.

Pr Adriano Cunha










Animismo



O Animismo deriva da palavra latina anima, que significa alma; esta religião atribui espírito a objetos inanimados, creem também, que o espírito do homem pode voltar em um animal, e que os animais têm espírito, admitem que existe vida pós-morte, dizem que muitas vezes os espíritos ficam rondando os antigos locais de suas habitações.
         O animismo é uma religião ancestral, mas não mais antiga que a crença no Deus verdadeiro.
         O conceito do Ser Supremo dos animistas é de um ser criador, mas que esta distante não se relacionando com a criação pessoalmente, senão pela manifestação da natureza.
         A despeito do Deus Verdadeiro e o apresentado pelos animistas, este é impessoal, ao passo que nosso Deus é pessoal e presente.
         O animismo nos dias modernos tem se fundido com o cristianismo, infelizmente o aumento da tolerância tem permitido sincretismos na igreja, mas no geral, adicionar crenças animistas ao cristianismo, faz com que a crença no Filho de Deus, seja praticamente impossível, pois o animista, não crê em um Deus pessoal.
Como o animismo é uma crença muito rude, com uma cultura oral, e é relacionada em sua maioria com povos subdesenvolvidos, a melhor forma de evangelismo, talvez seja por meio da educação! O animista não é radical e violento, a aproximação    é fácil, sendo assim, trazer cultura tanto secular como religiosa a estes povos terá bom resultado, de uma maneira produtiva e sutil

Pr Adriano Cunha

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios