Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me

Palavra do Aluno






GRAÇA E PAZ QUERIDAS! DAREMOS CONTINUIDADE AO NOSSO ESTUDO A RESPEITO DE ANA.
I SAMUEL 1:6-13
“E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre. E assim o fazia ele ( Elcana) de ano em ano; quando ela subia à Casa do Senhor, assim a outra a irritava; pelo que chorava e ao comia. Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente.
E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
E sucedeu que perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli fez atenção à sua boca, porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.”

Penina, com suas investidas não desejava apenas irritar Ana, mas, almejava gerar perturbação em seu interior. No período do Antigo Testamento, uma mulher que não pudesse gerar filhos, era vista como alguém amaldiçoada por Deus. Para Ana, a questão não era apenas ouvir indiretas, mas era ter sua fragilidade exposta. Cada fala, da adversária a expunha a vergonha de não poder gerar descendentes, herdeiros, para seu marido, Elcana.
Algumas situações que ocorrem em sua vida, que, parecem ser implacáveis contigo, que expõem sua fraquezas e medos, e ainda demonstram sua  fragilidade, lhe  tornando vulnerável, tem conseguido lhe atemorizar e roubar sua paz? 
Ainda que, Ana tivesse um marido benevolente, que a honrava, como a uma mulher que tivesse gerado a dez filhos, dando-lhe dupla porção de seus sacrifícios e lhe devotando amor, faltava algo. Seu marido possivelmente não compreendia os sentimentos de Ana, que eram tão intensos, uma provável depressão, visto que ela sequer se alimentava, e o texto nos permite entender que já ocorria há tempos.
Nem sempre as pessoas mais próximas a você são capazes de compreender seus mais íntimos sentimentos, talvez coisas que a tenham marcado. Algumas marcas interiores, são antigas e profundas. O esposo de Ana, conhecia sua necessidade, mas não era capaz de compreender a profundidade, o quanto a falta de algo, a feria. Isto não é culpa das pessoas, e tal falta de percepção por parte delas, não deve comprometer seu relacionamento com seus queridos. Se possível fale com eles a respeito, não espere que as pessoas adivinhem suas necessidades. Fato comum a nós mulheres, especialmente em determinados períodos...
Após terem finalmente se alimentado (tratava-se possivelmente do Sacrifício Pacífico – chamado também de sacrifício de reconciliação ou comunhão, incluía um banquete no qual o ofertante de tal sacrifício, acompanhado de seus familiares, comia parte do animal sacrificado. Dt. 12,7;Lv 3; 1 Sm 1,4;1,9), Ana levantou-se e orou ao Senhor, chorando copiosamente. Neste momento, imagino como foi difícil para Ana, e porque ela não desejava alimentar-se,tratando-se de um momento sagrado de reconciliação, já que, recebia tratamento hostil da parte da outra esposa de seu marido ( veja nota no final da página). Penina não desejava reconciliar-se. Tal fato se repetia todos os anos sem que Penina demonstrasse verdadeiramente atitude reconciliadora.
O sofrimento de Ana, contribuiu para que se tornasse amarga, tão amarga e desconfiada que estava comprometendo seu casamento.
Nem sempre as pessoas tem participação nas causas de  seu sofrimento, não despeje sobre os outros os seus traumas, os tratando como se todos tivessem culpa de suas dores, ou então acreditando que todos lhes serão desleais.  Busque a Deus, fale com alguém que busque a Deus junto com você. Abra-se para o Senhor, fale com Ele. Não haja como se Ele fosse culpado por seus problemas.
Percebendo a impossibilidade de ser compreendida na completude de seus sentimentos, Ana derramou sua aflição na presença de Deus.
Sobre quem você, amada, tem derramado suas aflições? A Bíblia nos ensina:
“ ...lançando sobre Ele, toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” (1 Pe 5,7)
A ansiedade é o desejo angustiante por algo e precisamos compreender que somente  Cristo  pode  corresponder perfeitamente nossas expectativas, pois conquistou para nós,  na Cruz do Calvário, vida abundante.
Tendo Ana essa percepção, e compreensão, ora e se derrama...sem palavras.
É provável que houvesse ali no templo, outras famílias, sendo assim, muitas pessoas. A atitude de Ana, de levantar-se para orar ( atitude incomum para as mulheres da época considerando que estava no templo) chama a atenção do sacerdote, causando-lhe estranhamento, pois  acreditava que ela tinha a consciência alterada, pelo uso de bebida alcoólica, balbuciando ela, sem emitir sons que ele pudesse compreender.
O Senhor compreende, cada som, cada batida de nosso coração e seu significado, o que estamos sentindo, pois nos formou no ventre de nossas mães. Antes que sua mãe conhecesse seu rosto, o Senhor já o conhecia.( Sl 139-13).
Você já orou em silêncio, para não expor-se? Ana sim...mas ela compreendeu que o Deus que aceitava sacrifícios de reconciliação, amava alianças, e por isso desejava aliançar-se com aquele que assim o compreende. Fez uma aliança com Deus, um pacto. Profeticamente fez menção de seu filho servir a Deus, como alguém que se separava, se santificava para o serviço não somente por um período (voto de Nazireado- Nm 6.1-8), mas por toda sua vida. No que lhe foi fiel.
O principio de uma aliança é a fidelidade. Seja fiel as alianças que você propõe. Relacionamento com Deus e com os outros, não é unilateral. Cada qual tem sua parte nas responsabilidades.  
Sua vida é composta por momentos. Aprenda com Ana, a construir uma história, com base em um relacionamento profundo e intenso com Deus.

Nota: A poligamia (casamento múltiplo) era culturalmente permitida. A gestação requer muito do organismo feminino e ainda que uma mulher gerasse muitos filhos, o índice de mortalidade era grande. Um homem precisava de filhos, especialmente meninos, que crescendo dessem continuidade ao nome da família e administrassem a herança, cuja maior parte cabia ao primeiro filho e filhas meninas geralmente não tinham parte na herança do pai .
O ideal de Deus para o casamento sempre foi a Monogamia (único matrimonio), Deus deu uma única esposa a Adão. ( Gn 2,18; 2,24; I Tm 3)

Missionária Sheila Parra










Jesus, homem de pregação simples


Lc 11: 37-54; 12: 1-3.

Neste trecho da bíblia, Jesus exorta os: Fariseus e  escribas; pois estavam preocupados com rituais costumes e tradições, em vez de com o amor ao próximo. Eles oprimiam o povo, impondo costumes, que eram verdadeiros fardos; que eles mesmos não carregavam, mas se achavam santos e donos da verdade. Eles, na verdade, estavam vazios em seus interiores, embora em seus exteriores, adornados, com falsa santidade; ocultavam a verdade, dos simples e dos pobres, pois assim, os faziam de presa, lhes impondo os seus costumes abusivos e vontades.
      Hoje não é diferente; vemos isso constantemente nas igrejas. Supostos doutores, pregando doutrinas de homens; iludindo os simples, com promessas de prosperidades.
      Eles não pregam o evangelho da cruz, que transforma o homem criatura, no homem filho de Deus, salvo e lavado pelo sangue de Cristo, vertido da cruz do calvário.
      tenho visto com preocupação, o crescimento de denominações triunfalistas; sei que o evangelho está se propagando... Mas como!? Será que este movimento é saudável? Será que é fruto de rebelião? Ou doutrina meramente humana? Não sei, mas, a bíblia diz que muitos viriam pregando por vários motivos! Só sei que alguns serão salvos mesmo em meio a isso tudo. Como seria, se estes ministérios pregassem a sã doutrina? Seria uma grande e santa congregação!
      Precisamos parar de pregar para crentes, e de pescar no aquário, oferecendo cargos e ministérios. Devemos lançar a rede no mar, pegar peixes onde eles estão; ensinar, discipular e fazê-los fortes; pois quando trazemos crentes de outras igrejas, trazemos também sues vícios e fraquezas.
      Precisamos seguir o exemplo de Jesus, pregar e ensinar com simplicidade, para que todos possam compreender e receber o reino de Deus.
      Devemos descer de nossos pedestais, e de nossa aparente santidade, puritanismo, pois não somos intocáveis! Devemos ter cheiro de ovelha, pois este é o verdadeiro cheiro de Pastor.
      O verdadeiro Pastor sua a camisa, suja a bota de lama, enche os pés de poeira, está no campo e não só no púlpito.
      Igreja, precisamos dar as mãos e derrubar estas barreiras, para que o evangelho seja pregado no mundo e Jesus venha, pois só quando o último ímpio ouvir de Jesus, virá o fim.
      O sistema está se mobilizando para a unificação global, é o prenúncio da nova era, com sua tecnologia voltada para o mal, devemos despertar!
      Eles estão derrubando os ditadores e se mobilizando para a paz (falsa paz); estão armados até os dentes! Líderes eclesiásticos se envolvendo com ocultismo (Pastores). Tudo em nome do dinheiro.
   
                        Desperta Brasil!!! Jesus está voltando, a paz de Cristo Jesus!

  Ob Robson Pargas Novaes







Neste texto lemos a breve história de Jó (suas posses, filhos, etc), era um fazendeiro respeitado o maior do oriente. Mas, o que chamou a atenção de Deus, foi a sua postura; era uma potencial morada de Deus!
      Era um homem santo, e santificava os seus filhos (sacrificando por eles), Deus sempre via a atitude de Jó com bons olhos, e honrava a Jó, mesmo diante dos anjos do céu.
      Será que ainda hoje, há verdadeiros adoradores como Jó? Verdadeiras moradas de Deus!
      Nos dias atuais, os valores estão completamente invertidos; a criatura quer ser maior que o Criador; as pessoas pensam que Deus é um mero empregado? É o que parece! Muitos se comportam como crianças mimadas. Por se acharem filhos de Deus, o colocam na parede, impondo, determinando; acreditam que Ele tem obrigação de fazer os seus caprichos. Acham que Deus é obrigado a abençoar!
      Querem até mesmo, receber adoração que é devida a Deus, retendo assim os céus e sentenciando a suas próprias vidas (Rm 1: 21-23; Jd 12-16).
      Muitos estão trocando o Unigênito de Deus por um prato de lentilhas, desprezando a herança eterna de Deus, trocando esta pelos prazeres temporais, que o ladrão rouba e a traça corroí! Mas, mesmo assim, Deus está a procura de um coração para habitar (Mt 6: 19-21).
      A lei da física diz que dois corpos, não podem ocupar o mesmo lugar no espaço; assim também é a lei de Deus, Deus não pode entrar em um coração ocupado. Para Deus habitar em um coração, ele não pode estar ocupado.
      O coração de Jó estava cheio de Deus; aponto de Deus se levantar de seu trono, e honrar a Jó diante dos céus!
      Precisamos estar com o coração aberto e com espaço para Deus; pois assim Ele fará morada em nós, eternamente.

Ob Robson Pargas Novaes








Música do mundo não! Televisão sim! Pôr Que?


Por Patrick da Silva Dias, Aluno curso teologia.
Músico e Superintendente de Escola Bíblica Dominical da Igreja de Deus em Cristo Templo Jeruel - Sede do 8º distrito da 1ª Região Eclesiástica da Jurisdição do Brasil


O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.”
(Mateus 15: 11; 17-18)


Meu intuito nesta dissertação é lhe mostrar – e como em toda boa dissertação lhe convencer – a respeito desse tema tão polêmico.
A música tem uma função muito importante na mente humana que é a de envolvê-la, por isso ela é tão utilizada, em quase tudo na vida. Um bom comercial, por exemplo, é aquele que tem uma música que consegue com que todos cantem, ou pelo menos uma melodia que todos lembrem, por mais “ridícula” que esta seja. A música tem a capacidade de levar quem a ouve a cantar. Com certeza você já se pegou cantando ou tamborilando os dedos diante de um pagode, ou “batendo o Pezinho” diante de uma música qualquer. E essa é uma das características das músicas – ou dos ritmos de um modo geral - ela tem esse poder de levar quem ouve – mesmo que sem querer – a “cair em seu encanto”.
Apesar de possuir os mesmos “encantos” da música o ritmo e sua função são mais irrelevantes, desde que seja este somente. O problema que ocorre com a música, principalmente quando tratamos das músicas do “mundo”, é a sua letra, e como abordamos acima, a música tem o “poder” de levar que a ouve a também cantá-la. E ai começamos a entender que:
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem (Mateus 15:11).
O problema não está no cantar uma música e sim naquilo que estamos profetizando pra nossas vidas e para a vida dos outros:
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. (Lucas 6:45)
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Mateus 12:34)
Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo, mas no seu coração arma-lhe ciladas. (Jeremias 9: 8)
Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade. (I reis 17:24)
Quando estamos cantando, não percebemos, mas, no mundo espiritual estão havendo mudanças e as nossas palavras que definem estas mudanças e trazem a existência aquilo que ainda não existe.
Porque a tua boca declara a tua iniqüidade;
A tua boca te condena, e não eu, e os teus lábios testificamos contra ti. (Jó 15; 5 a e 15:6)
Quando profetizamos, ou apenas cantamos – o que é profetizar só que indiretamente – estamos adiantando que vai acontecer:
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55:11)
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos não convêm que isto se faça assim (Tiago 3: 10)
Algo que também devemos ter muito cuidado, são com as músicas em outro idioma, PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO DOMINADOS ESTE IDIOMA, porque além de estarmos profetizando não sabemos o que estamos profetizando – aí o Diabo “faz a Festa” – e nisso eu muitos estão sendo destruídos. Lembre-se o Diabo perdeu a Beleza e formosura (Ez. 28), mas não perdeu a astúcia e a sagacidade – você não conhece o outro idioma, mas o diabo conhece – talvez essa seja a explicação do por que o seu filho está como está, ou o porquê a sua vida ou família está como está. “Sejamos, nós, prudentes em nosso falar
Quando o seu filho fica, por exemplo, cantando “bum, bum, com é bom ser lé lé ”você acha o Diabo perderia a oportunidade de trabalhar e maquinar em cima disso e tentar destruir a vida do seu filho. A palavra que sai de nossa boca tem um poder muito grande e por isso a música é uma das áreas que o Diabo mais investe.
Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. (Lucas 11:54.)
Logo Jó em vão abre a sua boca, e sem ciência multiplica palavras. (Jó 35:16)
Eis que eles dão gritos com as suas bocas; espadas estão nos seus lábios, porque, dizem eles: Quem ouve?
Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam. (Salmos 59:7; 12)
Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. (Salmos 5:9)
Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa. (Provérbios 12:14)
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. (Provérbios 13: 3)
O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. (Provérbios 21:23)
Nas nossas bocas devem está sempre a palavra do Senhor, pois está sim é boa e fiel e sempre nos traz benção:
O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. (Prov. 15: 28)
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:8)
O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. (II Samuel 23:2)
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoarão o teu louvor. (Salmos 51:15)
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. (Provérbios 2:6)
A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade. ( Salmos 10:7)
Nós, como crentes em Jesus, devemos observar sempre o que estamos proferindo, seja direta ou indiretamente. Devemos orar e vigiar, seja o que nós falamos, ou em outros casos cantamos, ou o que deixamos nossas crianças falar, ou proferir. Ao contrário do que muitos pensam o mundo espiritual existe. Então devemos vigiar.
Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; (Lucas 19:22)
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Efésios 4:29)
Você pode estar se perguntando, mas uma música que fala de amor,por exemplo, também pode trazer maldição? Uma música que não tenha palavras torpes ou coisas parecidas também não pode ser aproveitada para algo?
Não há como agradar a dois Senhores:
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Lucas 16:13)
Agora, portanto, analisaremos a televisão, que não é santa, mas sendo bem utilizada pode sim ser proveitosa.
Ainda não compreendeis que tudo o que entra... Desce para o ventre, e é lançado fora? (Mateus 15:17 )
Você já viu alguém ver um programa na televisão e sair repetindo tudo o que aconteceu? Uma das qualidades da televisão é isso. Ela trabalha com varias coisas diferentes ao mesmo tempo e assim fica quase impossível que se repita. Não estou apoiando as pessoas que ficam “dias” na frente de uma televisão, pois isso chega a ser até pior que as músicas, mas estou dizendo que sendo bem administrada ela pode ser útil.
Existem hoje programas evangélicos, na televisão, que podem edificar a sua vida e a sua família. Um bom filme, uma boa série, um noticiário, podem ser proveitosos para todos. A televisão é um meio de comunicação – a nosso ver o mais importante, mais acessível e mais rápido – que pode nos auxiliar.
Como tudo na vida – exceto Deus – tem seus defeitos, tem coisas que não prestam para nada, com certeza. Mas não vemos – Biblicamente falando – empecilhos ou respaldo bíblico para que ela seja tão condenada.
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. ( Malaquias 2: 7)
Precisamos selecionar aquilo que vemos: “Não use a vossa liberdade como pretexto para malícia”. Saiba escolher o que entra na sua casa – o que te faz pecar, o que te afasta de Deus, o que te leva a pensar imundices, NÃO deve entrar em sua casa – para que você e sua família possam ser abençoados por Deus e Possam abençoar outras vidas.
Em todo tempo estamos sendo vigiados por uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12:1). Mesmo sendo lícita devemos tomar cuidado com a televisão. Nossa casa não é uma lixeira para que possa entrar qualquer coisa. Devemos ter o cuidado e a orientação de Deus para que possamos sempre escolher algo que nos seja proveitoso e que não vá de encontro aos princípios de Deus – pois Ele não abre mão destes princípios.
Ponderando-se, então, os fatos, pois contra esses não há argumento, a televisão é, desde que usada com sabedoria, absolutamente proveitosa, e a música mundana – ou a letra da mesma – não deve estar em nossas bocas.
Espero que, em Deus, você consiga compreender esse assunto e parar de uma vez por todas a atuação do diabo na sua vida, pois:
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (João 8:32)
Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.( Salmos 32:9)


Fontes de Auxilio Bibliográfico - Bíblia por João Ferreira de Almeida - Revista e Corrigida Fiel 1994


Patrick da Silva Dias
Ob. Patrick da Silva Dias
Músico (Tecladista) da Igreja de Deus em Cristo – Templo Jeruel
Superintendente de Escola Bíblica Dominical da Igreja de Deus em Cristo - Templo Jeruel

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios