Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me

Biografia de Jesus

Principais pontos :

Profecias messiânicas. Do tronco de Jessé brotará um rebento e das suas raízes um renovo frutificará ... Isaias 11:1-9

Quem deu crédito á nossa pregação, e a quem se manisfestou o braço do Senhor ?... Isaias:53:1-12

Deus meu,Deus meu ,por que me desamparaste ? por que estás tão longe de me salvar,tão longe das palavras do meu gemido ?... Salmos :22:1-19

Mas tu,Belém efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele há de reinar em Israel,e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade....Miquéias:5:2-5

Títulos Cristológicos :

No princípio era o verbo , e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus...João:1:1-14

Natanael respondeu ,e disse–lhe:Rabi ,tu és o filho de Deus ,tu és o Rei d`Israel .S.João :1/49

Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem;e todas as tribos da terra se lamentarão, verão o filho do homem,vindo sobre as nuvens do céu , com poder e grande gloria: Mateus:24/30

Eu sou a rosa de sarom,o lírio dos vales .Cantares de Salomão :2/1

Desenvolvimento.

.A família de Jesus;e composta da Mãe:Maria,Pai:José e mais 4, irmãos homens fora as mulheres .os quais mais conhecidos são:Judas o escritor: da epístola, e Tiago escritor: da epistola e bispo de Jerusalém. As mulheres a Bíblia não relata .S.Mateus:13/55,Marcos:6/3

4/ nomes de pessoas de sua genealogia

Abraão gerou a Isaque;Isaque gerou a Jacó;e Jacó gerou a Judas e os seus irmãos; e Judas gerou deTamar a Farés e a á Zare farés gerou Esrom;e Esrom gerou a Arão; e Arão gerou

Aminadabe; eAminadabe gerou a Naasom;e Naasom gerou a Salmom; e Salmom gerou

Racabe a Booz ; e Booz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé ; Jessé gerou ao Rei

Davi.

Modo de vida da família :

Em primeiro lugar, temos de considerar que José e Maria levaram uma vida humilde e na obscuridade vezes ,tem-se exagerado a pobreza da família humana de Jesus ,confundido-a com a miséria e a indigência .Mais tarde ,quando Jesus viveu sua fatigosa vida de Missionário,depois de ter deixado tudo para propagar a boa nova por toda a palestina ,o filho do Homem disse que não tinha nada ,nem uma pedra onde pudesse reclinar a cabeça

(Mateus 8.20;Lucas 9.58).Paulo dirá de Jesus :porque já sabeis a graças de nosso Senhor Jesus Cristo,que ,sendo rico,por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis. (2 corintios :8.9)

Viagens que a família fez: Ele ,tinha uma família como qualquer uma em comum.

.Ora,todos os anos ,iam seus pais a Jerusalém,á festa da páscoa....(Lucas:2:39-52).

.E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.(João:2/2)

.Depois disto desceu a capemaum,ele ,e sua mãe, e seus irmãos,e seus discípulos,e ficaram ali não muitos dias.(João:2:12).

.A vida pessoal de Jesus .: A vida de Jesus foi fazer a vontade de Deus por isso eu a credito que ele teve a vida ,só falando a palavra de Deus ,a cura e vários milagres.

Relacionamento com os pais e amigos.: Eu creio que na infância ele precisava esta com Maria,e José e quando aduto ele tinha amigos como hoje em dia assim eu acredito.

Eu acredito que Maria foi uma excelente Mãe mais .a bíblia não rela tanto fatos .acredito que ,Jesus foi educado pela Mãe eu creio que ele foi um excelente filho .

Ainda que era filho,aprendeu a obediência,por aquilo que temia.(Hebreus :5/8)

..A vida social de Jesus:

.Jesus ,tinha uma vida nada estável muitas vezes ele estava em festa .e a lá ,também realizava milagres , para Jesus até no sábado ele realizou milagres ,quando ele entrou na casa de um fariseu muito importante ,e ali ele corou um enfermo (.Lucas:14:1-5 ).

.Ministério de Jesus: Começa a partir de um milagre nas bodas de Cana ,ele transformou água em vinho. (João :2:1-11) .teve sua continuação em ressurreição o filho único de uma viúva quando o levavam para ser sepultado .(Lucas:7:11-16).

Expulsão de demônios: Homem de espírito imundo (.Marcos:1:23-26).

Curas: A cura de um cego de nascença .(João :9:1-41).

Suprimento : Um peixe dá o dinheiro para o imposto.(Mateus:17:24-27).

Julgamento: Seca-se a figueira.(Mateus:21:18-21).

Livramento: O vento e o mar obedecem à sua palavra .(Mateus:8:23-27).

Estes são alguns dos milagres de Jesus . Na bíblia ela relata vários milagres do seu ministério .na terra

Convocação dos discípulos : Jesus querendo dar a este ato toda a solenidade que ele merecia subiu uma tarde ao monte ,com um número considerável de discípulos,e juntos passaram a noite naquele lugar :Mas ,enquanto o discípulo se entregava ao sono ,Jesus dedicou aquele tempo a uma fervorosa oração: (Lucas :6:12-13). Jesus passou a noite em oração , falando com o pai celestial .certamente pergunto-lhe se estava de acordo com a escolha que faria e pediu-lhe graça para aqueles a confiaria uma responsabilidade tão imensa e tão sublime aquela foi uma súplica mais séria que o filho de Deus fez durante a sua vida pública em seguida chamou os discípulos que havia levado consigo .perante as assembléias tão respeitáveis ,que para nós representa o inicio da Igreja cristã .

.Ensinos:Jesus ensinava seus discípulos calmamente com instruções celestial vindo de Deus a cada corações ,Jesus disse :O meu ensino não e meu ,ele vem daquele que me enviou.(João :7:14-19).

.Parábolas: são metáforas baseadas na vida, cotidiana utilizada para ilustra fatos espirituais e ou do reino de Deus .Ex: A parábola das dez virgens .(Mateus:25:1-13).

.Os feitos em que Jesus se confirmou com Deus : Milagres não operados diretamente por Jesus ,mas destinados a comprovar sua divindade

EX: Uma estrela guia os magos a Belém. (Mateus :2:1-9).

Sinais por ocasião de seu batismo.(Mateus:3:16-17).

Sinais na sua transfiguração .(Mateus:17:1-14).

Resposta à sua oração .(João:12:28-30).

Sinais por ocasião de sua morte .(Mateus:27:45-53).

Sinais por ocasião de sua ressurreição.(Mateus:28:2).

Sinais por ocasião de ascensão.(Lucas:24:50-51).(Atos:1:6-12).(Mateus:16:19).

.Prisão: O drama do salvador começou com uma dolorosa agonia,porque somente a agonia da cruz pode ser comparada à do Getsêmani.depois de sua admirável oração .(Mateus:26:36)... Agoniado pelo terror ,Jesus retornou ao lugar em que os três privilegiados apóstolos ,a fim de buscar algum consolo na amizade .Mas esse afeto também lhe faltaria,porque encontrou os discípulos dormindo.(Mateus:14:37)

.Jesus é preso ainda estava falando com seus discípulos,quando Judas se apresentou,seguido de numerosa multidão ,guiada por ele ,com ordem do sinédrio para o prender. Os quatros evangelistas contam detalhamento da dramática cena de prisão (Mateus:26:47-56;Marcos:14:43-52;Lucas:22:47-53;João:18:2-11).

.Julgamento: Todos os evangelistas dão grande importância ao processo de nosso Senhor Jesus Cristo ,cujos detalhes descrevem dramaticamente primeiro a fase religiosa, pelo Sinédrio judeu,presidida por Caifás;depois a do pretório ,presidia por Pilatos,procurador romano. Esse duplo processo destaca as duas características do caráter Messiânico do Salvador .Jesus perante pilatos e perante Herodes , Não se havia pecado algum ,nem mal algum havia feito mais a multidão queria que soltasse a barrabás e assim foi feito para que cúmplice a profecia .(Lucas:23:1-25).

.Morte: Depois da condenação ,Jesus recebeu outra veste e a sua veste. Isso fazia parte de execução em que o condenado deve comparecer com suas próprias ao lugar do suplício. A morte na cruz era a mais dolorosa e a mais ignominioso devido ás suas circunstância .Sem que fosse ofendido qualquer órgão principal do corpo do sentenciado ,ele devia morrer simplesmente de dor e sufocação .sem defesa alguma exposto ao ludibrio e às lancinantes dores ,o crucificado não conseguia quieto ,embora qualquer movimento ocasionasse novos tormentos. Como havia sido açoitado antes de ser erguida na ,a vítima sentia intensa sede,em conseqüência da perda de sangue. Na sua cabeça colocaram uma coroa de espinhos . no momento em que o cortejo saia pela porta da cidade mais próxima ao local. escolhido para a execução,entrava um judeu chamado Simão,que voltava do campo quando o soldados viram Simão,obrigaram-no a levar a cruz.(Marcos:15:21).com Jesus ,foram crucificados dois ladrões ,um em cada lado. pilatos escreveu também um titulo,e pô-lo em cima;e nele estava escrito:JESUS NAZARENO ,REI DOS JUDEUS .Maria sofreu tanto com a morte do seu filho. dor tremenda esta mulher teve .meu Jesus sabendo que já estava no fim teve sede lhe deram vinagre o como meu Senhor sofreu tanta dor por mim. mas contudo um soldado o furor com uma lança,e logo saiu sangue e água .os ossos não foram quebrado como os ladrões . para assim cumprisse a escrituras.(João:19:1-37).

.Ressurreição de Jesus: Nosso Cristo ressuscitou ao terceiro dia havia soldados . aguada a o revezamento das tropas quando a terra começou a tremer .Um ser sobrenatural,um anjo desceu do céu, aproximou-se e rolou a pedra da frente do sepuclo. O semblante do mensageiro celestial brilhava como um raio ,e as suas vestes resplandeciam como a neve e os guardas aterrorizaram-se e,a tremer,perderam o controle de si mesmo. (Mateus 28:2-4). E, passando Sábado ,Maria Madalena, Salomé e Maria, Mãe de Tiago, compraram aroma s para ungi-lo .E no primeiro dia da semana .foram ao sepuclo de manhã cedo,ao nascer do sol , e diziam umas ás outras :Quem removerá a pedra da porta do sepulcro? E olhando, viram que já a pedra estava removida;e era ela muito grande . e , entrando no sepuclo ,viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa e branca; e ficaram espantadas. Porém ele disse-lhes:não vos assusteis;buscai a Jesus, o Nazareno que foi crucificado; já ressuscitou,não esta aqui ;eis aqui o lugar onde o puseram. (Marcos:16:1-8).

.Ultimas instruções de Jesus aos discípulos antes de voltar ao céu:.

.Durante três anos eles viveram juntos,curaram os doentes , ajudaram os carentes ,aprenderam, ensinaram, enfrentaram tempestade e muitas outras coisas .Naquela noite o mestre a visou aos seus discípulos que havia chegado a hora de termina a sua missão,que era morrer por os pecadores .Mais Deus enviou alguém para substituí-lo aqui na terra ,Deus mandaria o Espírito santo que moraria nos corações deles . Jesus disse o quanto amava e que eles ,e que eles amasse uns aos outros .e que as pessoas pudessem reconhecer que eram seguidores dos ensinos dele .Jesus também avisou que por ser seus discípulos sofreriam muito,mais o espírito santo .ajudaria a passar por tudo, até a consumação do século.

A igreja cristã possui ordenanças, vamos falar sobre algumas das principais. Ordenança é uma ordem, Jesus nos deixou ordens a serem seguidas, estas ordens devem ser cumpridas pela igreja.

Uma igreja que não cumpre as ordenanças de Cristo, não pode ser considerada igreja evangélica; abaixo vamos dar alguns exemplos de ordenanças de Cristo.

A Santa Ceia

A santa ceia ao contrario do que muitos pensam, não é uma cerimônia morta, mas sim um memorial (Lc. 22: 19), Jesus se faz presente na ceia, não só simbolicamente representado pelo pão e pelo vinho, mas em espírito (Mt. 28: 20).

A santa ceia é de fato uma das principais ordenanças, para não dizer a principal, quando participamos dela, reafirmamos a nossa aliança com Deus, estamos em comunhão com os irmãos, alimentamos o nosso espírito e sentimos a presença do Senhor.

Não é difícil ouvir relatos de pessoas que foram curadas de enfermidades na santa ceia, como também de pessoas que foram batizadas no Espírito Santo nela.

Esta cerimônia é muito espiritual, é um momento de comunhão plena, por este motivo, geralmente só participa da santa ceia, o membro da igreja que estiver em plena comunhão com a sã doutrina, se faz assim dês dos tempos da igreja primitiva (1. Co. 11: 23-34).

O Batismo nas Águas

O batismo nas águas também é uma ordenança (Mt. 28: 19), o próprio Jesus quis ser batizado (Mc. 1: 9-13), claro que para nos dar exemplo uma vez que não possuía pecados.

O batismo nas águas era largamente realizado pela igreja primitiva (At. 3: 41; 8: 12, 38; 9: 17, 18; 22: 16; 10: 47; 16: 15, 33; 19: 5).

O batismo nas águas sempre fez parte da vida da igreja (Hb. 6: 2), hoje existe um movimento modernista que busca afirmar que, não é mais necessário o batismo nas águas, mas essa afirmação fere a sã doutrina, a doutrina do batismo nas águas continua válida, pois uma ordenança de Deus, não pode ser revogada pelos homens.

O Evangelismo e o Discipulado

O ato de evangelizar e discipular é uma ordenança de Jesus e não uma opção da igreja (Mt. 28: 19, 20). Cumprir esta ordenança é tão sagrado como ser batizado ou tomar santa ceia, mas infelizmente, a igreja moderna tem deixado esta ordenança de lado.

Existem igrejas que evangelizam precariamente e não discipulam, se nós observarmos a ordenança de Jesus que esta na passagem acima citada, veremos que esta está dividida em três partes: 1ª. Fazer discípulos, ou seja, converter almas a Cristo através da pregação do evangelho; 2ª. Batizar em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, para afirmar a aliança com Cristo; 3ª. Ensinar a guardar o que ele ensinou, ou seja, discipular.

Talvez você tenha ficado chocado, mas não discipular é tão grave como não tomar ceia, ou não aceitar o batismo.

O evangelismo e o discipulado, estão intimamente relacionados com o propósito da igreja na terra; uma igreja que não cumpre esta ordenança, não tem cumprido o seu papel de igreja de Deus.

O Lava-Pés

Esta prática geralmente, só é realizada em igrejas evangélicas muito antigas, infelizmente o lava-pés é mal visto por muitas igrejas, pois lembra uma cerimônia católica, em que o Papa lava os pés de um seleto grupo de oficiais da igreja romana; mas o lava-pés era uma prática fundamental na igreja primitiva.

Jesus introduziu esta prática na igreja para cultivar a humildade (Jo. 13: 14, 15), quando você lê esta passagem, vê que não se trata de uma prática utilizada para tirar a poeira dos pés simplesmente, como alegam alguns, mas se trata de uma ordenança.

O lava-pés era ponto de honra na igreja primitiva, um sinal de humildade e santidade (1. Tm. 5: 10); será que falta santidade e humildade na igreja moderna?

O lava-pés é baseado na humildade (Lc. 7: 36-50); a bíblia nos manda considerar cada irmão superior a nós (Rm. 12: 10; Fp. 2: 3), cultivar a humildade é uma prática cristã.

Se a sua igreja não pratica o lava-pés, não fique preocupado, busque praticar a humildade no seu dia a dia, pois assim você vai agradar a Deus.

Missionária Rosangela Cunha, vice-presidente.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios