Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me

Palavra do Aluno


Música do mundo não! Televisão sim! Pôr Que?


Por Patrick da Silva Dias, Aluno curso teologia.
Músico e Superintendente de Escola Bíblica Dominical da Igreja de Deus em Cristo Templo Jeruel - Sede do 8º distrito da 1ª Região Eclesiástica da Jurisdição do Brasil


O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.”
(Mateus 15: 11; 17-18)


Meu intuito nesta dissertação é lhe mostrar – e como em toda boa dissertação lhe convencer – a respeito desse tema tão polêmico.
A música tem uma função muito importante na mente humana que é a de envolvê-la, por isso ela é tão utilizada, em quase tudo na vida. Um bom comercial, por exemplo, é aquele que tem uma música que consegue com que todos cantem, ou pelo menos uma melodia que todos lembrem, por mais “ridícula” que esta seja. A música tem a capacidade de levar quem a ouve a cantar. Com certeza você já se pegou cantando ou tamborilando os dedos diante de um pagode, ou “batendo o Pezinho” diante de uma música qualquer. E essa é uma das características das músicas – ou dos ritmos de um modo geral - ela tem esse poder de levar quem ouve – mesmo que sem querer – a “cair em seu encanto”.
Apesar de possuir os mesmos “encantos” da música o ritmo e sua função são mais irrelevantes, desde que seja este somente. O problema que ocorre com a música, principalmente quando tratamos das músicas do “mundo”, é a sua letra, e como abordamos acima, a música tem o “poder” de levar que a ouve a também cantá-la. E ai começamos a entender que:
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem (Mateus 15:11).
O problema não está no cantar uma música e sim naquilo que estamos profetizando pra nossas vidas e para a vida dos outros:
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. (Lucas 6:45)
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Mateus 12:34)
Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo, mas no seu coração arma-lhe ciladas. (Jeremias 9: 8)
Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade. (I reis 17:24)
Quando estamos cantando, não percebemos, mas, no mundo espiritual estão havendo mudanças e as nossas palavras que definem estas mudanças e trazem a existência aquilo que ainda não existe.
Porque a tua boca declara a tua iniqüidade;
A tua boca te condena, e não eu, e os teus lábios testificamos contra ti. (Jó 15; 5 a e 15:6)
Quando profetizamos, ou apenas cantamos – o que é profetizar só que indiretamente – estamos adiantando que vai acontecer:
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55:11)
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos não convêm que isto se faça assim (Tiago 3: 10)
Algo que também devemos ter muito cuidado, são com as músicas em outro idioma, PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO DOMINADOS ESTE IDIOMA, porque além de estarmos profetizando não sabemos o que estamos profetizando – aí o Diabo “faz a Festa” – e nisso eu muitos estão sendo destruídos. Lembre-se o Diabo perdeu a Beleza e formosura (Ez. 28), mas não perdeu a astúcia e a sagacidade – você não conhece o outro idioma, mas o diabo conhece – talvez essa seja a explicação do por que o seu filho está como está, ou o porquê a sua vida ou família está como está. “Sejamos, nós, prudentes em nosso falar
Quando o seu filho fica, por exemplo, cantando “bum, bum, com é bom ser lé lé ”você acha o Diabo perderia a oportunidade de trabalhar e maquinar em cima disso e tentar destruir a vida do seu filho. A palavra que sai de nossa boca tem um poder muito grande e por isso a música é uma das áreas que o Diabo mais investe.
Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. (Lucas 11:54.)
Logo Jó em vão abre a sua boca, e sem ciência multiplica palavras. (Jó 35:16)
Eis que eles dão gritos com as suas bocas; espadas estão nos seus lábios, porque, dizem eles: Quem ouve?
Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam. (Salmos 59:7; 12)
Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. (Salmos 5:9)
Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa. (Provérbios 12:14)
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. (Provérbios 13: 3)
O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. (Provérbios 21:23)
Nas nossas bocas devem está sempre a palavra do Senhor, pois está sim é boa e fiel e sempre nos traz benção:
O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. (Prov. 15: 28)
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:8)
O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. (II Samuel 23:2)
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoarão o teu louvor. (Salmos 51:15)
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. (Provérbios 2:6)
A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade. ( Salmos 10:7)
Nós, como crentes em Jesus, devemos observar sempre o que estamos proferindo, seja direta ou indiretamente. Devemos orar e vigiar, seja o que nós falamos, ou em outros casos cantamos, ou o que deixamos nossas crianças falar, ou proferir. Ao contrário do que muitos pensam o mundo espiritual existe. Então devemos vigiar.
Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; (Lucas 19:22)
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Efésios 4:29)
Você pode estar se perguntando, mas uma música que fala de amor,por exemplo, também pode trazer maldição? Uma música que não tenha palavras torpes ou coisas parecidas também não pode ser aproveitada para algo?
Não há como agradar a dois Senhores:
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Lucas 16:13)
Agora, portanto, analisaremos a televisão, que não é santa, mas sendo bem utilizada pode sim ser proveitosa.
Ainda não compreendeis que tudo o que entra... Desce para o ventre, e é lançado fora? (Mateus 15:17 )
Você já viu alguém ver um programa na televisão e sair repetindo tudo o que aconteceu? Uma das qualidades da televisão é isso. Ela trabalha com varias coisas diferentes ao mesmo tempo e assim fica quase impossível que se repita. Não estou apoiando as pessoas que ficam “dias” na frente de uma televisão, pois isso chega a ser até pior que as músicas, mas estou dizendo que sendo bem administrada ela pode ser útil.
Existem hoje programas evangélicos, na televisão, que podem edificar a sua vida e a sua família. Um bom filme, uma boa série, um noticiário, podem ser proveitosos para todos. A televisão é um meio de comunicação – a nosso ver o mais importante, mais acessível e mais rápido – que pode nos auxiliar.
Como tudo na vida – exceto Deus – tem seus defeitos, tem coisas que não prestam para nada, com certeza. Mas não vemos – Biblicamente falando – empecilhos ou respaldo bíblico para que ela seja tão condenada.
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. ( Malaquias 2: 7)
Precisamos selecionar aquilo que vemos: “Não use a vossa liberdade como pretexto para malícia”. Saiba escolher o que entra na sua casa – o que te faz pecar, o que te afasta de Deus, o que te leva a pensar imundices, NÃO deve entrar em sua casa – para que você e sua família possam ser abençoados por Deus e Possam abençoar outras vidas.
Em todo tempo estamos sendo vigiados por uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12:1). Mesmo sendo lícita devemos tomar cuidado com a televisão. Nossa casa não é uma lixeira para que possa entrar qualquer coisa. Devemos ter o cuidado e a orientação de Deus para que possamos sempre escolher algo que nos seja proveitoso e que não vá de encontro aos princípios de Deus – pois Ele não abre mão destes princípios.
Ponderando-se, então, os fatos, pois contra esses não há argumento, a televisão é, desde que usada com sabedoria, absolutamente proveitosa, e a música mundana – ou a letra da mesma – não deve estar em nossas bocas.
Espero que, em Deus, você consiga compreender esse assunto e parar de uma vez por todas a atuação do diabo na sua vida, pois:
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (João 8:32)
Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.( Salmos 32:9)


Fontes de Auxilio Bibliográfico - Bíblia por João Ferreira de Almeida - Revista e Corrigida Fiel 1994


Patrick da Silva Dias
Ob. Patrick da Silva Dias
Músico (Tecladista) da Igreja de Deus em Cristo – Templo Jeruel
Superintendente de Escola Bíblica Dominical da Igreja de Deus em Cristo - Templo Jeruel

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios